domingo, 13 de novembro de 2011

ESTRATÉGIA PARA A EXCELÊNCIA NA COMUNICAÇÃO


A Excelência de Comunicação Dirigida é um modelo comunicacional destacado no mundo empresarial moderno. O enfoque dado a este texto visa demonstrar as propriedades da comunicação dirigida para alcançar excelência da comunicação. A abordagem adotada apresenta um comparativo entre conceitos teóricos e a prática corporativa da comunicação nas empresas.

Para embasar esta análise, aborda-se neste conteúdo, concepções e usos dos veículos de comunicação dirigida diante do advento das mídias digitais e da expansão da internet e o retorno à significância da comunicação face a face - uma necessidade no atual cenário globalizado onde a humanização das relações apresenta-se cada vez mais comprometida.

Muito se discute sobre como impor valor às ações de comunicação na organização. Numa época quando mensurar retorno financeiro é cada vez mais exigido, o trabalho de um profissional de relações públicas faz-se necessário para que a comunicação assuma um caráter verdadeiramente estratégico nas organizações. Quando ela é feita de forma direta e franca com o público interno, pode trazer para a empresa retornos tangíveis como melhora na produtividade e consequentemente o lucro. Corrado (1994, p. 50) concluiu a partir de uma pesquisa interna realizada na Weyerhauser Company que: [...] os empregados são mais motivados e dão maior contribuição à empresa quando há comunicação plena e franca. A evidência também mostra que onde há um fluxo adequado de informações e idéias entre os empregados, a produtividade melhora e a confusão, a duplicação e os conflitos improdutivos são minimizados. Além disso, como a melhoria da comunicação não requer nenhum capital, os ganhos da produtividade resultam em lucro total.

Mais do que conduzir a mensagem, a área de comunicação deve atentar-se a estabelecer meios adequados de atingir os públicos de interesse. Nesse sentido, os instrumentos de comunicação dirigida representam competentes aliados das organizações na sua aproximação com os públicos e na possibilidade de atingir melhores resultados comunicativos.

Comentários:

A importância que devemos promover a esta ferramenta de trabalho em nosso dia-dia não somente se torna indispensável em nossa empresa mais em nossa vida natural. A comunicação é fator de alto nível em todos os sentidos, uma vez que a informação equivocada acarretará prejuízos nos processos de uma empresa e no relacionamento pessoal. Podemos enfatizar a citação de Corrado em que a comunicação face a face maximiza a sinergia entre os envolvidos no processo, e injeta mais energia, ocasionando assim maior concentração interação e motivação de toda coletividade interna. 

Autor: BARROS, André Freitas Marques de; KUDO, Juliana da Silva; LIMA, Lucas Ferreira.
Comunicação Dirigida: Estratégias para a Excelência na Comunicação.
Londrina, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações
Públicas) – Universidade Estadual de Londrina.


Artigo extraído de: www.portal-rp.com.br/projetosacademicos   

Nenhum comentário:

Postar um comentário